gatos
 

  Saiba mais sobre gatos!

 


persa
Foto: Luiz Pedro Cheloni


. .selecionados

Conheça também:
Vinhos . vinhos
Veneza
. Itália
Roma . viagem
Biologia . biologo
Empregos . carreira
Orquideana . orquídeas
As plantas . paisagismo
Aquecimento global . mundo
.
O gato persa

Os gatos da raça persa estão entre os preferidos dos criadores. São considerados gatos de linhagem nobre e sua história está associada à aristocracia. (mais abaixo)

Persa
Os persas em geral tem forte apego ao dono.
foto: Beatriz da Camara Fernandes

Camiseta lua crescente

Os gatos persas são carinhosos e costumam escolher alguém da casa como o seu preferido.

O Garfield, estrela de uma das tirinhas mais famosas da história e que ganhou as telas de cinema, foi criado por Jim Davis como sendo um gato persa.

História

O viajante italiano Pietro della Valle (1586 - 1652) passou quatro anos na Pérsia (de 1617 a 1621) e trouxe os primeiros persas para a Europa, onde logo fizeram grande sucesso entre a aristocracia da época.

Em 1871, os persas dominaram o evento "British National Cat Show", no Crystal Palace, em Londres. A cor azul era primeiramente a preferida. Os tons branco e preto também agradavam muito, porém eram gatos bem diferentes do persa atual.

A raça moderna, como a conhecemos, surgiu no século XIX, quando os gatos persas da Itália foram levados à Inglaterra. Lá foram cruzados com gatos da raça angorá. Adicionalmente, passaram por um "melhoramento genético" e ganharam novas cores e texturas na pelagem.

A raça foi intensamente desenvolvida graças ao grande interesse de entusiastas em todo o mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.

Esta raça requer mais cuidados do que a maioria das raças de gato. Isto porque os pelos do persa formam nós. Para os donos deste animal, é recomendável o hábito da escovação diária.

É recomendável também dar banhos para limpar a pelagem (sempre tomando cuidado com os olhos). O uso de talco sem cheiro evita ainda o acúmulo de gordura nos pelos.

 



Compartilhe
 

"A raça moderna, como a conhecemos, surgiu no século XIX, quando os gatos persas da Itália foram levados à Inglaterra. Lá foram cruzados com gatos da raça angorá."

Raça Persa
A raça apresenta focinho achatado (flat face), porém alguns possuem focinhos mais alongados (doll face).

 


Persa
Fulmer Zaida, um gato persa famoso e antigo campeão.

 

ga

 

cães

I selo para blogs I livro de visitas I contato


informações l links I camiseta I fotos I vídeos I saúde I informações I características I mail
Todos os direitos reservados 2012 © Os Gatos.com.br