DIA NACIONAL DE ADOTAR UM ANIMAL

Por Vininha F. Carvalho

Agregar valores é uma proposta de aprendizado, é sinônimo de fortalecer e crescer. O dia 4 de outubro, é dedicado a São Francisco de Assis, o verdadeiro protetor dos animais.Não consigo vislumbrar, um dia melhor que este, para aproximarmos as pessoas dos princípios que envolvem a adoção.

São Francisco de Assis nasceu em 1182, em uma rica família mercante do norte da Itália, onde inicialmente continuou o negócio de seu pai. Depois de um período de prisão por envolvimento em uma disputa de fronteiras em 1202, abandonou tudo em favor da vida religiosa.Adotou a extrema a pobreza, mas pemaneceu trabalhando e pregando, especialmente para os pobres e doentes.

Seu exemplo lhe trouxe muitos seguidores e em 1209, Inocêncio III aprovou a Ordem Franciscana. Foi ordenado diácono, mas sua humildade evitou que aceitasse o sacerdócio completo. Rejeitou as posses materiais, vestindo apenas roupas simples e orientando seus seguidores a fazer o mesmo.

Seu ensinamento reflete um profundo amor ao mundo natural e respeito pelas mais humildes das criaturas.A vida deste homem é um exemplo forte que a maior riqueza a ser conquistada é a realização plena de um ideal.

Nesta data especial, devemos prestar nossa homenagem a São Francisco de Assis, incentivando a realização das boas ações, despertando nas pessoas o desejo de respeitarem todas as formas de vida, mantendo um contato mais próximo com os problemas mais possíveis de serem solucionados. A partir daí elas serão aos poucos envolvidas, e num processo natural de evolução, irão buscando resolver problemas mais complexos, que necessitam de conhecimentos mais aprofundados.

Devemos aproveitar a oportunidade para conscientizarmos as pessoas sobre o direito dos animais. Mostrar que o problema dos animais tem solução, que isto não está relacionado diretamente com a existência deles, por isto eliminá-los não resolve nada, precisamos sim, alterar a maneira que o ser humano os vê dentro da sociedade. É preciso mudar as atitudes para rever os conceitos. Eles são regidos pelas leis da natureza, onde lhes é concedido o direito á vida.

O ser humano, criou tantas leis, que hoje esta perdido na sua essência.A partir do momento que as pessoas começarem a compartilhar riquezas interiores , aprendendo a SOMAR , tudo começara a mudar.

Analisando a "magia"escondida na palavra SOMAR, se invertermos as letras ficará RAMOS, que significa subdivisão do caule da árvore. São Francisco de Assis, representa aqui a árvore , a seiva, e o Dia Nacional de Adotar um Animal é um dos ramos, que somado aos demais irá florescer nos corações sensíveis, permitindo que os "frutos" sejam saboreadores por todos que souberam cuidar da semente, gerando raízes profundas , possibilitando que os animais desfrutem de uma condição digna de vida na sociedade.

Adotar um animal exige responsabilidade do dono e um compromisso com a vida deste ser indefeso.O abandono precisa ser encarado como um ato desprezível. O trato dispensado ao animal deveria caracterizar o perfil do caráter da pessoa.Quem o maltratasse deveria ser marginalizado pela sociedade.

Eu idealizei e estou empenhada em fortalecer esta data especial, comemorada pelo 5o. ano consecutivo, para incentivar a adoção dos animais abandonados. Existem muitos animais abandonados à espera da oportunidade de serem adotados . Uma chance de encontrar comida, um teto, saúde e carinho. Enfim, de encontrar uma família, que possa tratá-los com respeito e dignidade.

O Dia Nacional de Adotar um Animal, propõe que a adoção, seja vista como uma opção na hora de adquirir um animal, sem preconceitos. Neste dia também precisamos fazer uma mobilização ressaltando a importância da posse responsável e da esterilização, como uma maneira de garantirmos o bem-estar dos animais.

4 de outubro

Dia Nacional de Adotar um Animal

Plante a semente da caridade. Colha os frutos do amor

Vininha F.Carvalho
ambientalista e editora do Portal Animalivre - www.animalivre.com.br

da mesma autora: relacionamento dos machos com seus filhotes

mais sobre gatos: alimentação I características I castração I escolhendo I história
links I saúde I vacinação I ronronar I sentidos I produtos

I produtos I contato